Mundo V.U.C.A.

20 Junho 2022

Acreditamos ser muito importante refletir sobre o tempo em que se vive. As condições sociais, econômicas, culturais, todas se refletem em nossa vida pessoal, familiar e da coletividade. E impactam a nossa subjetividade, nosso mundo interno.

O acrônimo V.U.C.A. é uma tentativa de descrever os dias de hoje que tem se popularizado por sua precisão: traduzido, quer dizer que vivemos em um mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo.

Como lidar com esse mundo? Como dar conta dos novos desafios que nos são apresentados todos os dias? Como se preparar para viver e sobreviver diante de tanta mudança?

Nesta série de três episódios sobre o mundo V.U.C.A., além de contar a história de como chegamos até aqui, buscamos responder a essas perguntas:

No primeiro episódio contamos um pouco sobre três fatores que transformaram o mundo e colaboraram de maneira preponderante para a criação deste cenário.

No segundo episódio permitimo-nos um tempo para refletir sobre os efeitos da aceleração, das tecnologias e da informação em massa sobre o nosso mundo interno. Se este mundo muda a forma como a gente sente as coisas, como isso acontece nos tempos atuais? Desmembramos o acrônimo V.U.C.A para levantar algumas reflexões de como a Volatilidade, a Incerteza, a Complexidade e a Ambiguidade (mas não necessariamente nesta ordem) nos afetam, nos transformam e moldam as nossas relações (conosco e com as outras pessoas). A pergunta que buscamos responder é "Se o mundo lá fora está assim, o que acontece dentro de mim?"

No terceiro episódio refletimos sobre liberdade. Estamos vivendo na era da conectividade individualizante, da solidão múltipla. Nesta era, ganhamos a sensação de liberdade, mas será que essa sensação se traduz em liberdade de verdade? Você já vez uma busca ou comentou sobre um plano de viagem ou sobre a compra de um produto perto do seu celular e minutos depois recebeu uma oferta daquilo que estava planejando fazer ou comprar? O que será isso? O quanto somos realmente livres? Será que apenas vivemos uma ilusão de liberdade que, de fato, favorece a nossa vigilância?

Se quiser se aprofundar, pode consultar algumas matérias que nos ajudaram a escrever esta série:

Vídeo 10: Soft Skills #2: Experiência e Transmissão: https://youtu.be/h23jzXUwk0U

Automação pode acabar com quase metade dos empregos em 20 anos: https://epocanegocios.globo.com/Carre...

Robôs ameaçam 54% dos empregos formais no Brasil: https://www1.folha.uol.com.br/mercado...

Vídeos sobre solidão:

https://www.facebook.com/worldeconomi... https://www.facebook.com/worldeconomi...

Matérias e vídeo sobre ansiedade

https://super.abril.com.br/podcasts/d... https://twitter.com/wef/status/108556...

Episódio 09: Soft Skills #1: https://youtu.be/bwpeZNeCPxg

Jack Ma fala sobre as necessidades profissionais para os próximos anos: https://www.facebook.com/worldeconomi...

Aumento dos índices de suicídio: https://saude.estadao.com.br/noticias...

Vigilância do governo chinês e avaliação dos cidadãos: https://exame.abril.com.br/mundo/chin... https://www.facebook.com/watch/?v=181... https://www.facebook.com/watch/?v=464... https://www.bbc.com/portuguese/intern...

Interesse brasileiro em importar o sistema chinês de vigilância: https://olhardigital.com.br/noticia/s... https://www1.folha.uol.com.br/mercado...

Governo mexicano espiona jornalistas e partidos de oposição: https://brasil.elpais.com/brasil/2017...

Governos espionam celulares e computadores dos cidadãos: https://brasil.elpais.com/brasil/2019...


2022 © Relações Simplificadas - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por